Segurança !?

A segurança passa principalmente pela forma de como abordamos o nosso dia à dia em frente a um computador, smartphone, entre outros…, i.e. eu ainda me lembro de quando era criança, os meu pais sempre me disseram que não devia de falar com estranhos, logo, desde muito cedo eu depreendi que não podia nem devia de confiar em estranhos, ora bem, isto também se aplica na nossa vida “on-line”. Então, nunca, mas mesmo nunca confiem em estranhos, seja qual for o método ou meio utilizado – Web Site, email, app, contacto telefónico …

Por isso, antes de executar uma aplicação, abrir um “Link”, responder a um “email” ou a uma mensagem de “chat”, facultar informação pessoal telefonicamente, questione-se sempre “Será que posso ou devo de confiar?”



Existem várias maneiras de verificar se o que vamos fazer é ou não danoso, e algumas delas até estão à distancia de um telefonema ou mesmo de uma pesquisa, num dos motores de pesquisa na internet (o do vosso gosto é claro).

Relativamente à “issue” dos OS (Windows, Linux, Mac, Android, iOS …), pensei que esta questão já estava ultrapassada, pois a escolha é sempre uma questão de necessidade e ou de gosto. Mas, em boa verdade, estas duas questões estão interligadas, até mesmo no mundo empresarial. E actualmente os parques informáticos estão cada vez mais híbridos, logo, nada pode ser ignorado, mesmo para quem cria virus, os quais não deixam de ser um programa/aplicação/software.